Custeio do movimento sindicalista é tema de debate
Um grande número de sindicatos e centrais sindicais da classe trabalhadora de Santa Catarina e também nacionais estão reunidos em Brusque para a realização do Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical. O evento é realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sintrafite). A organização do Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região, órgão formado por sindicatos da classe laboral.
O objetivo do Seminário é de debater questões referentes aos custos de manutenção das entidades sindicais. Discussão levantada a partir de investidas do Ministério Público com ações de ingerência na gestão de diversas entidades espalhadas pelo país. Ao longo desta quinta-feira, haverá palestras com advogados e com o ex-superintendente do Ministério do Trabalho em Santa Catarina, Carlos Arthur Barbosa. Ao final do evento será criada uma carta em nome de todos os sindicatos, se posicionando sobre o assunto. Além disso, as entidades presentes vão lançar a idéia da criação de um Fórum Estadual de Sindicatos da Classe Trabalhadora, a partir do modelo existente em Brusque.
As deliberações registradas durante o evento desta quinta-feira vão ser apresentadas e discutidas durante o Seminário Nacional Sobre Custeio do Movimento Sindical. O evento será realizado também em Brusque, ainda em 2012, mas com data ainda não definida. Dele participarão entidades sindicais de Santa Catarina, de outros estados da Federação, bem como deputados estaduais, federais e senadores da República. Convites serão encaminhados à Presidência da República e ministros de Estado.
Colaboração: Giovani Ricardo e Alain Rezini